Estado de Goiás

Ação para proteção às crianças - violência contra as crianças  

A União Europeia publicou edital para financiar projetos que contribuam para a erradicação de todas as formas de violência contra as crianças, disponibilizando um total de 41 milhões de euros (100 milhões de reais, aproximadamente) para apoio no mundo todo.

Os projetos enviados poderão solicitar recursos entre 500 mil e 1 milhão e meio de euros, o que totaliza algo em torno de 1 milhão e 250 mil e 4 milhões e 750 mil reais. O valor solicitado poderá corresponder a até 80% do valor total do projeto apresentado, sendo que a diferença deverá ser financiada pela própria instituição que solicitou o apoio, seja com recursos próprios ou outros apoiadores.

A duração total dos projetos deve ser de 18 a 36 meses. São dois tipos de projetos que podem ser apresentados, sendo que no primeiro deles (Lote 1) há limitação que impõe que os projetos só podem ser realizados em países menos desenvolvidos, segundo o edital.

O prazo para envio de propostas é dia 4 de dezembro, às 16 horas no horário de Bruxelas - Bélgica. Os projetos devem ser enviados via e-mail e podem ser escritos em português.

As OSC brasileiras devem se atentar aos projetos do LOTE 01 – Lote 01 – Ação sobre o território, O objetivo específico deste lote é promover medidas estruturadas a nível local ou nacional destinadas a:

-detectar, prevenir e responder a qualquer forma de violência com as crianças;

-reabilitar crianças vítimas de qualquer forma de violência; Neste lote devem ser incluídas todas as formas de violência contra crianças, física ou psíquica, lesões e abusos, abandono, maus tratos ou exploração, incluídos a exploração e os abusos sexuais cometidos nas regiões e locais onde residem as crianças: a casa de sua família, a escola e outros locais educativos, centros assistenciais, centros de recolhimento e a comunidade no sentido amplo.

Para maiores informações, acesse o site aqui.

Notícia publicada em 29/11/2012
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás